DICIONÁRIO NÁUTICO
NOMENCLATURA BÁSICA DE UM VELEIRO
“Caça o grande! O cunningham também, vai! Depressa, a genoa está muito folgada! ORÇAAAAAAAA!”
Quem está acostumado a competir em regatas ou é velejador há anos, já está bastante familiarizado com essas palavras, não né? Mas e você que está entrando agora nesse mundo?
Foi pensando nisso que preparamos uma lista bem legal com os principais nomes das partes que compõem um veleiro e os termos usados durante a navegação.
PRINCIPAIS PARTES DE UM VELEIRO:


DICIONÁRIO NÁUTICO
Amantilho: Cabo usado para manter a retranca na altura desejada quando a vela mestra não está içada
Amantilho do pau de spinnaker: Cabo usado para manter o pau de spinnaker na altura desejada
Adriça: Cabo usado para içar as velas
Alheta: Parte de trás do barco entre o través e a popa
Burro: Sistema de regulagem que puxa a retranca para baixo
Bolsa de tala: Costura na valuma da vela para a colocação das talas
Brandais: Cabos de aço estendidos lateralmente até o topo do mastro que
impedem o seu movimento para os lados
Buja: Pequena vela triangular usada na proa
Bochecha: Parte da frente do barco entre o través e a proa
Casco: Estrutura do barco sem mastreação, equipamentos, casario ou qualquer outro arranjo
Cockpit: Espaço onde se localizam os comandos do barco
Convés: Parte superior do barco
Calado: Distância vertical entre a linha d’água e a parte mais baixa da quilha
Costado: Parte lateral do casco
Corrimão: Peça ao longo do barco para se apoiar
Cana de leme: Haste ligada ao leme para direcioná-lo
Carrinho da escota da genoa/buja: Sistema de trilho e roldana usado para facilitar a regulagem das velas de proa
Catraca: Peça mecânica ou elétrica usada para aumentar a capacidade de caçar um cabo
Cancleat: Tipo de mordedor
Cruzeta: Reforço fixado ao mastro onde se apoiam os brandais
Cunho: Peça que serve para prender cabos de amarração
Cunho de adriça: Parte da vela onde se prende o cabo de adriça
Cunho de escota: Parte da vela localizada na ponta da retranca onde prende se o cabo de esteira
Cunho de amuda: Parte da vela localizada na quina da esteira e da testa, próximo ao garlindéu
Cunningham: Sistema para tencionar a testa da vela mestra
Casa de máquina: Local onde fica o motor do barco
Defensas: Servem para proteger o costado da embarcação
Escota da genoa/buja: Cabo usado para caçar/folgar a vela de proa
Escota da mestra: Cabo usado para caçar/folgar a vela mestra
Escota do balão: Cabo usado para caçar/folgar a vela balão
Escotilha: Abertura no convés por onde entram as pessoas
Estai de proa: Cabo de aço estendido entre a proa e o topo do mastro que impede o seu movimento para trás
Estai de popa: Cabo de aço estendido entre a popa e o topo do mastro que
impede o seu movimento para frente
Esteira: Parte de baixo da vela
Extensão da cana de leme: Prolongamento da cana de leme
Enrolador de genoa: Peça usada para enrolar a genoa sem removê-la do
estai de proa
Esticador: Peça usada para tencionar os estais e brandais
Fuzil: Peça que conecta os estais e brandais ao convés ou casco
Ferro: Nome dado a ancora do barco
Forras de Rizo: Sistema usado para reduzir a vela quando o vento está muito forte
Gaiuta: Uma tampa (janela) que cobre uma escotilha
Garlindéu: Peça que une a retranca ao mastro
Garrunchos: Peças que prendem a vela no estai de proa
Genoa: Vela triangular usada na proa
Guarda mancebo: Cabos de proteção estendidos ao longo das bordas do barco
Guincho elétrico: Equipamento elétrico usado para lançar/puxar a ancora
Linha d’água: Marcação de flutuação do barco
Leme: Peça que dá direção ao barco
Luz de alcançado: Luz branca na popa do barco
Luzes de navegação: Luzes que identificam as embarcações quando
estiverem navegando a noite
Lazy Bag: Bolsa usada para guardar a vela mestra sobre a retranca
Lazy Jack: Cabos usados para segurar a bolsa (lazy bag) que guarda a vela
mestra sobre a retranca
Mastreação: Conjunto de mastros, retrancas, estais, brandais e demais peças que suportam as velas
Mastro: Perfil na vertical para sustentar as velas
Manicaca: Peça que encaixa na catraca para caçar os cabos
Manilha: Peça em forma de U que recebe um pino (cavirão) com uma cupilha (contra-pino)
Moitão: Peça com uma roldana onde passa os cabos
Mordedor: Peça que morde/prende um cabo
Obras vivas: Parte do barco abaixo da linha de flutuação (linha d’água)
Obras mordas: Parte do barco acima da linha de flutuação (linha d’água)
Olhal: Anel na vela para a passagem de cabos, manilhas, etc...
Passa-cabos: Peça fixada na borda do barco onde passam os cabos de amarração
Paiol de amarra: Local na proa do barco para guardar o ferro, os cabos e a corrente
Paiol: Local no cockpit usado para guardar cabos, galões, etc...
Proa: Parte da frente do barco
Popa: Parte de trás do barco
Pau de spinnaker: Serve para fixar o cunho de barlavento do balão
Púlpito de proa: Armação de tubos usada para proteger o velejador durante
as operações na proa da embarcação
Púlpito de popa: Armação de tubos usada para proteger o velejador durante as operações na popa da embarcação
Quilha: Peso fixado no fundo do barco que serve para impedir o seu deslocamento lateral e dá estabilidade
Retranca: Vara onde se arma a parte de baixo (esteira) da vela mestra
Roda de leme: Funciona como um volante de automóvel e dá direção ao leme
Storm-Jib: Pequena vela de proa indicada para ventos muito fortes
Spinnaker ou Balão: Vela de proa muito leve e grande, indicada para ventos de popa e través folgado
Stopper: Peça que permite que um cabo seja liberado somente em um sentido, travando-o no sentido contrário
Suporte de ancora: Peça usada para acomodar a ancora já na posição de uso
Traveller: Peça que trabalha sobre trilho, onde vai se fixar o moitão inferior da escota da vela mestra. Serve para afastar ou aproximar a retranca do centro do barco. Aumentando ou diminuindo a saída do vento
Testa: Parte da frente da vela
Tala: Tiras flexíveis que ajudam a dar forma à valuma da vela
Valuma: Parte de fora da vela
Vigia: Abertura (janela) no costado ou na cabine para a entrada de ar e luz
Vela mestra: Vela grande que é fixada no mastro e na retranca do barco
TERMOS USADOS DURANTE A NAVEGAÇÃO:
Orçar: Aproximar a proa da direção do vento
Arribar: Afastar a proa da direção do vento
Bombordo: O lado esquerdo do barco quando se olha para a proa
Boreste: O lado direito do barco quando se olha para a proa
Barlavento: A direção de onde vem o vento em relação ao barco
Sotavento: A direção contrária de onde vem o vento em relação ao barco
Amuras a bombordo: Quando o lado de bombordo é o que recebe o vento
Amuras a boreste: Quando o lado de boreste é o que recebe o vento
Adernar: Inclinar a embarcação para um dos bordos
Caçar: Puxar as escotas ou os cabos
Folgar: Soltar as escotas ou os cabos
Cambar: Girar a proa através da linha do vento, mudando as velas de lado
Jaibe: Girar a popa através da linha do vento, mudando as velas de lado
Arvore seca: Navegação "sem velas" quando o vento está muito forte
Asa-de-pombo: Velas em lados opostos (mestra e genoa) quando se navega
com o vento em popa
Bordejar: Velejar contra o vento usando uma série de cambadas (zigue
zague)
Panejar: Movimento da vela de balançar irregularmente quando se solta
demais a escota ou quando a proa do barco aponta para a linha do vento
num ângulo menor do que a orça fechada lhe permite navegar
Filado ao vento: Condição em que o barco aponta a proa diretamente para o vento sem seguimento ou governo
Rizar as velas: Reduzir a área vélica quando o vento está muito forte, dobrando-a sobre a retranca (vela mestra) ou enrolando-a no estai de proa (genoa)
Vento verdadeiro: A velocidade e direção do vento anotadas por um observador estático
Vento aparente: A velocidade e direção do vento anotadas por um observador que se move em um barco