CARTA NÁUTICA

A carta náutica, carta de marear, carta hidrográfica ou plano hidrográfico são representações gráficas dos oceanos, baías, rios e toda massa de água considerada navegável de uma determinada região. As cartas náuticas são ferramentas essências à navegação e hoje em dia estão disponíveis em formato eletrônico, facilitando sua atualização e melhorando a qualidade de informações.

 

Uma das mais antigas cartas náuticas que se tem registro é o Planisfério de Cantino (foto), de 1502, onde aparece o Brasil e a Linha de Tordesilhas. Essa carta foi feita pelo cartógrafo judeu Abraão Cresques, nessa época, as cartas eram consideradas secretas e somente os capitães dos navios podiam vê-las.

 

Com o passar dos séculos as cartas foram se tornando indispensáveis e acessíveis a todos os navegantes. 
Seu objetivo é facilitar e orientar a navegação marítima. Dependendo da escala do mapa, a carta pode mostrar aspectos topográficos, como a profundidade das águas, altura das porções de terra, detalhes da costa, perigos para a navegação e também a localização de pontos de auxílio (naturais ou construídos) como portos e enseadas. Além disso, as cartas contêm informações sobre marés, correntes e campos magnéticos da terra.

 

Dica SAIL BROKER: Saiba ler e interpretar a famosa carta náutica de papel. Em uma pane elétrica/eletrônica, ela que lhe dará o rumo seguro e correto para você conduzir a sua embarcação.

Evolução das carta náuticas:

SITE DESENVOLVIDO POR:
GUSTAVO CAMPOS

WWW.SAILBROKER.COM.BR

+55 21 98783-1177

REDES SOCIAIS: